O preço da liberdade que escorre entre os dedos...

"O preço da liberdade é a eterna vigilância".

Essa frase, atribuída a John Philpot Curran, é uma verdade incontestável. 

A liberdade é o último bastião a ser abandonado por qualquer cidadão virtuoso. É um direito inalienável, pessoal e fundamental para qualquer ser humano. Ela é tão valiosa, que somente em caso de crime tal direito é retirado. 

A liberdade não é negociável a qualquer um que deseja uma sociedade justa, fraterna e segura.

No entanto, por ser deveras preciosa, a liberdade é também o alvo predileto dos que são sedentos pelo poder absoluto, e por isso devemos estar atentos a qualquer tentativa de cerceamento de nossa liberdade.

Ultimamente o Brasil tem experimentado uma situação jamais vivida antes desde a chamada "redemocratização". Aliás, nem no regime de exceção do período militar foi visto algo parecido. As pessoas estão com seu direito básico e primordial de ir e vir completamente restringido. Medidas ditatoriais dos governos estaduais estão na contramão de todos os valores apoiados na sagrada liberdade, e o que chama atenção é a forma bovina de como o povo tem encarado e aceitado tudo isso.

Asas Da Liberdade Fotos De Stock - Baixe 13,709 Fotos Royalty Free




A epidemia do Covid-19 tem servido como cortina de fumaça para um experimento social que está dando aos detentores do poder uma dimensão de até onde eles podem "puxar a corda", isto é, até onde eles poderão ir caso queiram tomar medidas semelhantes no futuro.

O terror imposto pela mídia financiada, que martela diuturnamente notícias distorcidas e manipuladas para aprisionar psicologicamente o cidadão numa prisão mental fundida com medo, tem colaborado para que os planos estaduais transcorram como planejado. 

Com tudo isso acontecendo muitos cidadãos estão entorpecidos e aceitando a mutilação em sua liberdade sem perceber o perigo que isso representa, e em nome de uma falsa segurança contra uma força da natureza que não será impedida de atuar com ou sem isolamento, estão entregando de bandeja seu mais precioso direito após a vida, a saber, sua liberdade.

"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança."

A frase acima, atribuída a Benjamin Franklin, possui um valor intrínseco imensurável. Estamos deixando que nossa liberdade seja dilacerada sem luta, sem resistência. E a tal segurança, falsa como a preocupação dos governantes, ainda que sirva como moeda de troca, não será sentida em momento algum, é completamente sem valor.

Devemos abrir os olhos urgentemente, do contrário não teremos nem a ilusória segurança nem a liberdade.

E se permitirmos que a corda se estique a tal ponto sem que haja reação, aí sim seremos de fato indignos de gozar da liberdade e segurança, pois teremos feito por merecer estarmos presos, doentes e famintos.

Segue.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da série "Política na rede": O bizarro "novo normal".

A aflição do oviário indefeso

O STF e suas invasões descabidas a outros poderes